domingo, 16 de junho de 2013

#Shelf - Anna e o beijo francês - Stephanie Perkins


Título: Anna e o beijo francês
Título Original: Anna and the French Kiss
Autor: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Hearts: ♥♥♥

Sinopse: Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto -que tem namorada.Ele e Anna a se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer? 

É possível que um lar seja uma pessoa e não um lugar?

A história começa quando Anna é mandada por seu pai, à uma escola Americana na França em seu último ano do ensino médio. Anna tinha uma vida boa, bons amigos, gostava de sua cidade, de seu trabalho, de Toph... Christopher, o cara que trabalhava com ela no cinema. A última boca que beijara em Atlanta. Também tinha Bridgette, sua melhor amiga e Sean, seu irmão mais novo. Isso sem contar os cinemas. Como Anna assistiria filmes na França se não falava francês? Como praticaria suas críticas cinematográficas para um dia detonar os romances oportunistas escritos por seu pai?

Esse é o dilema de Anna. De uma hora pra outra ela se vê em outro continente, outro país, outra cidade, outro colégio – um internato, pra dizer a verdade. Sorte é que logo no primeiro dia ela conhece seus novos amigos, e seu possível novo amor. Meredith, Josh, Rashimi e... St. Clair (Étienne St. Clair, o cara americano/inglês/francês, inteligente, gato e... Seu melhor amigo não disponível no mercado) são amigos de longa data, e resolvem acolher Anna e incluí-la no grupo.


Quanto mais você sabe quem você é e o que você quer, menos você deixa que as coisas te chateiem."

Todos os personagens aparecem bem e são bem legais, mas não dá pra negar meu favoritismo por Anna e St. Clair. Os dois são muito inteligentes, a amizade dos dois é o máximo e cresceu bastante ao longo do tempo (todas quer um amigo igual o St. Clair). Étienne é um cara encantador, e Anna... eu simplesmente me identifique com ela em muitos aspectos. Os dois têm relacionamentos conturbados com os pais, e acabam virando meio que a coluna de sustentação, um do outro. Acontece que Toph está longe, Anna está apaixonada por St. Clair, que apesar de gostar de Anna, tem namorada - mesmo que o namoro não ande tão bem assim -, e pra complicar mais ainda, tem Meredith. Uma confusão só, não?

O livro nos mostra como nós, seres-humanos, temos a mania de complicar coisas que na realidade são bem simples - ou não tão simples assim. Anna precisou mudar de país contra a própria vontade para perceber que de fato precisava mudar por dentro, e essa é o maior barato de Anna.

Existem tão poucas oportunidades de ficar com alguém. E nós estragamos tudo tantas vezes que perdemos a nossa chance.

O livro é previsível, isso é fato. Basta ler a contracapa e o inicio, e a gente já sabe bem onde a história vai nos levar, mas Anna é aquele tipo de livro que não surpreende no final, e sim durante a história. A forma como as coisas acontecem é que faz o livro valer.

Logo de início achei que faltava alguma coisa, achei meio mal escrito – não sei se por conta da autora ou da tradução, mas algumas falas ficaram meio confusas -, a edição também não ajudou muito e eu queria de verdade que os personagens se desenvolvessem mais, mas no fundo, no fundo, mesmo com todos os problemas, eu gostei. Vou confessar que esse meu preconceito quase me impediu de experimentar um livro delicioso, mas quando larguei mão de bobeira, comecei a ler e não consegui mais parar. Não me arrependi de quase virar a noite até chegar nas últimas palavras. No entanto, aconteceu uma coisinha não muito legal. Após terminar de ler Anna, me deparei com 4 problemas:

(1)   Preciso, mais do que nunca, conhecer Paris. Todos esses detalhes sobre os lugares é simplesmente golpe baixo.
(2)   Preciso fazer mechas coloridas no meu cabelo. Minha mãe vai surtar, mas é necessário. Não basta a Anna ter mechas (e a Lola ter mechas), o cabelo da Stephanie Perkins é simplesmente uma lindeza. Quero muito!
(3)   Preciso ler logo ‘Lola e o garoto da casa ao lado’. Boatos que Anna e St. Clair dão pinta de bonitos por lá.
(4)   Preciso ir mais vezes ao cinema, e isso é um problema. Quem se importa em tirar notas altas e manter um bom CR na faculdade, quando pode gastar o tempo de aula no cinema?

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Conheço paris mais ainda não li o livro haha devo ler essa semana <33
    Lola é um amor, e reza a lenda que é melhor que anna! haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas fazem mil elogio a Lola. É fato que não fui atrás de resenhas sobre Anna, mas Lola aumentou muito minhas expectativas em Anna. :(
      Vegoinha, você ter lido a versão errada da resenha. Chatiada

      Excluir