segunda-feira, 6 de junho de 2016

#Shelf - O livro dos vilões - Vários autores


Título: O livro dos vilões
Autores: Cecily von Ziegzar, Carina Rissi,
Diana Peterfreund e Fábio Yabu 
Editora: Galera record
Hearts: ❤❤❤❤❤

Sabe aquele livro que você guarda na estante por um tempão e tem certo medinho de ler, porque não sabe o que esperar? Então, evitei O Livro dos Vilões por quase dois anos por medo de me decepcionar com algum conto (o que de fato aconteceu com um), mas surpreendentemente os contos dos quais gostei foram simplesmente MA-RA-VI-LHO-SOS e garantiram as cinco estrelinhas desse livro no meu coração. Confere a resenha:


#Stepsisters: Sobre sapatos e selfies - Cecily von Ziegesar
Conto original: Cinderella
Personagem principal: """"Irmãs más"""" da Cinderella
Estrelas: 2

"Espera, vamos tirar uma selfie [...] diga sapatos!"

#Stepsisters conta (ou deveria contar) a história das meia-irmãs más de Cindy, ou Cinderellalaté. Dizzy e Nastia são gêmeas, lindas e super populares no instagram, e a história começa quando mandam Cindy guardar lugar para elas na fila da queima de  estoque da Loubotin, a fim de conseguir os sapatos perfeitos número 40 para o Baile Anual do Elite Club. Nenhuma das duas consegue os sapatos, exceto Cindy. Um presentinho de seu fada madrinha, o gerente da Loubotin, que aparece em sua casa com os vestidos e os sapatos perfeitos para levá-la à festa para, quem sabe, descolar uma dança com o cobiçado Manchild Kennedy, o queridinho da alta sociedade de Nova York.

De todos os contos foi o que eu menos gostei. Acho que a autora tentou dar uma modernizada aqui e uma glamourizada acolá, e no fim das contas não deu muito certo. Acabou ficando superficial, maçante e meio sem história, pra falar a verdade. A narrativa alterna entre Cindy e as gêmeas, então o conto não é efetivamente sobre as vilãs, e particularmente não gostei muito da escrita. Não foi um final muito feliz.


Garota veneno - Carina Rissi
Conto original: Branca de neve
Personagem principal: A madrasta de Branca de Neve
Estrelas: 5

"Antes de começarmos, quer comer alguma coisa? Uma tortinha de maçã?"

O conto traz a história de Malvina, uma top model renomada e belíssima que após perder o marido piloto de Fórmula Kart em um acidente, fica responsável pela enteada inconveniente e também modelo, Bianca. A história ganha forma quando Bianca passa a tornar-se uma pedra nos sapatos Chanel de Malvina. A menina não só rouba seu posto de garota-propaganda do perfume Garota Veneno, como devora todo tipo de carboidrato sem engordar e ainda por cima, rouba a atenção do homem que Malvina decidiu que seria seu. Não demora muito para que a bela Malvina use seus dotes de estudante de farmácia que adquiriu antes do estrelato para dar um jeito na menina.

Deixei para ler o conto da Carina por último, porque eu sabia que seria maravilhoso. O conto foi muito bem amarrado em todas as pontinhas, até nas coisas mais inexplicáveis como a "magia", o espelho mágico, os anões e até mesmo o caçador. Carina foi espetacular em Garota venenoeu não consegui parar de ler ate chegar na última página. Amei!


Quanto mais afiado o espinho - Diana Peterfreund
Conto original: Bela adormecida
Personagem principal: A bruxa de Bela adormecida
Estrelas: 5
  
Queria roubar sua noite especial, mas desejos são coisas afiadas e espinhosas, e não percebi quão fundo os meus poderiam ferir.


O conto traz a história de Malena, que por ser filha de uma curandeira - ou bruxa, como sua mãe é conhecida na cidade - foi educada em casa, a fim de evitar a hostilidade das pessoas. Ao entrar no ensino médio, Malena decide que quer ir para a escola como uma adolescente normal, e sua mãe concorda com a condição de que ela faria aulas de magia durante a noite. Por ser A menina nova, Malena acaba fazendo amizade com as meninas mais populares da escola e conquistando a atenção de um garoto do terceiro ano, mas isso só dura até descobrirem a verdadeira identidade da menina. À partir daí sua vida vira um inferno e Malena decide retribuir todo o mal que lhe foi feito.   

A história é SEN-SA-CIO-NAL! Nunca tinha ouvido falar da Diana Peterfreund, mas a escrita da moça me conquistou ainda na primeira página. De todos os contos, creio que esse seja o que fugiu mais da proposta original, mas ficou maravilhoso, de verdade. O conto é bem pesado em alguns aspectos, pois trata de temas como sexo, abuso, drogas, bullying, mas os assuntos são abordados de um maneira espetacular. Foi 10/10, mal posso esperar pra ler mais da Diana.



A menina e o Lobo - Fábio Yabu
Conto original: Chapeuzinho vermelho (e Os três porquinhos)
Personagem principal: O Lobo
Estrelas: 4

"Eu estava narrando minha própria história. 
[...]
"Bela narração, não acha?", perguntei ao Narrador. Eu, eu, eu."


Em A menina e o Lobo somos apresentados aos Contos de fadas de uma maneira que nunca vimos. Enquanto no nosso mundo tudo tem um fim, no mundo do Faz de conta tudo é eterno. Isso significa que o Final feliz não existe realmente. Toda vez que abrimos um livro de conto de fadas em nosso mundo, no mundo de Faz de conta os personagens são obrigados a encenar suas histórias, vez após vez, eternamente. E é nesse contexto que cansado de ser rasgado, costurado e apedrejado diariamente pelo caçador, o Lobo resolve seguir o conselho do rebelde oitavo anão da Branca de Neve e foge do tirano Narrador através de um portal para o mundo real, em busca poder decidir o próprio destino e narrar a própria história. Em nosso mundo o lobo faz amizade com uma menininha, mas tudo vira de pernas pro ar quando o Narrador manda o caçador vir atrás do lobo.


De todos, esse foi o conto que eu achei que gostaria menos, mas foi o que mais me surpreendeu. A sacada do Fábio de representar a mágica do livro no estilo da escrita, no pular de páginas, no uso de terceira e primeira pessoa foi simplesmente sensacional e apaixonante. Ficou moderninho, mas ao mesmo tempo guardou aquela mágica que os contos de pada possuem. Eu adorei! <3 #Ameninaeolobo

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário