quarta-feira, 26 de junho de 2013

#Shelf - Minha vida fora de série - 2ª temporada - Paula Pimenta



Título: Minha vida fora de série- 2ª temporada
Título Original: Minha vida fora de série – 2ª temporada
Autor: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Hearts: ♥♥♥♥♥


Sinopse: Na 2ª temporada de "Minha vida fora de série", Priscila agora está com 16 anos e começa a lidar com questões mais sérias da adolescência: a proximidade do vestibular e, com ele, todos os receios desta fase; amizades que parecem sólidas e que de repente se perdem; o aprendizado de que um namoro tem de ser constantemente cuidado para não se desgastar. Ela também descobre que atos sem pensar, que parecem estar esquecidos no passado, podem marcar irreversivelmente o presente. Nossos queridos personagens - já conhecidos pela série "Fazendo meu filme" estão de volta, para não deixar ninguém com saudade. Não perca os próximos episódios da vida fora de série de Priscila. Você não vai conseguir desgrudar até terminar de ler.

Sabe quando a sua série favorita volta depois de um longo período de hiatus? Então. Passei um tempo colossal em crise de abstinência, e por isso quase pulei no pescoço do carteiro quando, numa manhã qualquer, ele me entregou o embrulho da Saraiva que eu tanto esperei. Não me aguentei e fui correndo pra casa, abri o livro, senti o cheiro e pude enfim matar as saudades daquele mundinho de seriados criado pela Paula.

“Não se esqueça de fazer um pedido, Priscila!”

Ao abrir o Minha vida fora de série – 2ª temporada, percebemos que 2 anos e passaram desde o fim de MVFS – 1ª temporada. A data coincide com o início de Fazendo meu filme 1, quando Fani entra na mesma escola que Priscila, Rodrigo, Natália, Leo e Gabi; mas antes de entrarmos de cabeça no 2º ano do ensino médio junto com a galera, Priscila e Samantha (*o*) nos levam a uma viagem no tempo, mais precisamente ao ano anterior no aniversário de 15 anos de Pri, que ela festejou na Disney junto com as amigas de Sampa.

Aos 13 ela ficou romântica, aos 14 se tornou estudiosa, aos 15, introspectiva, e agora, aos 16, revoltada. Mal posso esperar para os 17 chegarem! o que será que vem por ai?

Priscila, em uma conversa franca com Samantha, explica que desde sua volta da Disney seu namoro com Rodrigo não é mais o mesmo – devido a acontecimentos na terra do Mickey -, e acaba descobrindo também o motivo do término de Sam e Arthur. Sim, Sam e Arthur terminaram, por isso, Samantha tenta ajudar Priscila a investir em seu namoro, para que o mesmo não aconteça com ela. Acontece que tanto Priscila quando Rodrigo têm um certo faro para confusão,e dessa vez a confusão, ou melhor, as confusões possuem nomes, sobrenomes, endereços e rostinhos muito, muito bonitos. E eu não darei mais nenhuma palavra sobre esse assunto.

Entre ter uma relação explosiva de poucos dias com um cara que faça meu coração ultrapassar o limite de velocidade permitida e ter um amor calmo, que tenha também amizade misturada nos ingredientes e que dure a vida inteira… eu fico com a calmaria. Porque sei que é esse amor que vai estar comigo em todos os momentos. Que vai gostar de mim até nos dias em que eu estiver me sentindo mais feia, com preguiça de lavar o cabelo e com vontade de ficar de moletom dentro de casa. Que vai assistir comigo ao seriado de mulherzinha só porque a minha companhia vale o sacrifício. Que vai me aguentar mesmo que eu esteja descabelada, gorda e de TPM…

Em MVFS 2ª temporada, Rodrigo e Priscila enfrentam sua primeira crise no relacionamento que já dura 3 anos. Palavras não ditas, atitudes não pensadas, pensamentos não compartilhados que acabaram os afastando mentalmente, mesmo estando juntos fisicamente. Paula conseguiu retratar bem o relacionamento dos dois, e o que é melhor, pela visão dos dois. Sim, o livro tem POV do Rodrigo, o que fez meu coração sambar do início ao fim. É sempre muito bom ler um outro ponto de vista, e quando se trata de um relacionamento, é essencial saber as duas versões da história - principalmente quando se está acostumada a ser mediadora de casais amigos que porventura se desentendem. #hard

O tempo que antes usávamos para estar juntos ou pelo menos para pensar um no outro, estava ocupado com outros interesses. Nossos telefonemas, antes tão longos, cheios de sussurros e segredos, estavam rápidos, em qualquer tom, sem nenhum assunto nosso. Ela contava o dia dela, eu o meu, e logo desligávamos, sem compartilhar nenhum tema em comum… Como se ela fosse apenas ela, e eu, apenas eu. Como se “nós” não existíssemos mais.

No mais, foi ótimo entender algumas coisas sobre o colégio antes da Fani entrar, e foi melhor ainda relembrar o iniciozinho da ‘amizade’ de Fani e Leo, a partir de outras perspectivas, é claro. A Paula me surpreende a cada dia com essas histórias. Fico tão triste quando acaba, mas também fico feliz, porque ela não escreve nada por caso. Sempre tem uma pontinha de linha que ela puxa e remenda num outro capítulo, numa outra história, numa outra temporada... Voltamos ao hiatus. Mal posso esperar pelos próximos capítulos.

“Hoje é o fim de um capítulo, e o início do resto da minha vida.” – Being Erica





Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. PRECISO LER PRECISO LER PRECISO LER PRECISO LER.
    Tem Rodrigo, tem Disney, TEM MAROON 5 E JOE BROOKS :)))
    Paula vai me matar qualquer dia desses.

    ResponderExcluir
  2. Eu li o livro e acabei me decepcionando um pouco com a história. A narrativa da Paula Pimenta é incrível, mas alguns acontecimentos não funcionaram muito bem para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, Gabi. Pena que não gostou tanto assim. Eu curti, apesar de ter gostado muito mais de MVFS 1. Mas esse é um livro de 'centro'... o meio nem sempre é tão empolgante quanto o início ou fim. ;p

      Excluir