segunda-feira, 29 de julho de 2013

Moviola #3 - Oz: Mágico e Poderoso

"Agora, vamos fazer mágica!"


Se você gosta de magia, aventura e, acima de tudo, é apaixonado por clássicos e releituras, entre agora mesmo em um balão e só pare quando estiver avistando a Terra de Oz. 


Título: Oz: Great an powerful
Título no Brasil: Oz: Mágico e poderoso
Diretor: Sam Raimi
Roteirista: Mitchell Kapner, David Lindsay-Abaire, L. Frank Baum
Cast: James Franco, Mila Kunis, Rachel Weisz, Michelle Williams.
Hearts: ♥♥♥


Oscar Diggs (James Franco) é um ilusionista. Vive no Kansas e se apresenta em um circo como Oz: mágico e poderoso, e se me permitem trapaceiro e sedutor barato. Seu sonho é ser grandioso como Thomas Edison, inventar grandes coisas e ganhar notoriedade, mas enquanto isso não acontece, Oz ganha a vida fazendo espetáculos em feiras de atrações e causando algumas confusões envolvendo dinheiro, donzelas e corações partidos.

“Eu não quero ser um bom homem quero ser grandioso!”

Fugindo num balão de mais uma de suas confusões, Oscar é levado por um furacão à Terra de Oz, um lugar mágico e encantado, totalmente diferente do Kansas, e é ao aterrissar em Oz que Oscar conhece a bruxa Theodora (Mila Kunis), uma bela mulher que ele de maneira nenhuma poderia deixar passar, e só para variar, Oz ilude a pobre Bruxa. Acontece que para Theodora e para todo o povo de Oz, Oscar é o tão grande e esperado Mágico de Oz, o homem que enfim cumpriria a profecia que dizia que um feiticeiro chegaria a Oz e libertaria o povo das garras da bruxa má e se tornaria rei, governando Oz para tempos de paz. Mas como nós sabemos, Oz não passa de um trapaceiro, por isso Evanora (Rachel Weisz), irmã de Theodora, o  incumbe da missão de roubar a varinha da Bruxa má, pois fazendo isso ela morrerá e Oz finalmente provará que é o mágico.

“A oportunidade aparece quando se menos espera minha cara!”

Oz segue seu caminho em busca da Bruxa má ao lado de Finley (Zack Braff), seu amigo/macaco voador/servo, e China girl (Joey King), a boneca de porcelana. Só que ao encontrarem a bruxa, Oz percebe que sua busca não passava de uma armadilha de Evanora, a verdadeira Bruxa má do Leste, para destruí-lo e destruir Glinda (Michelle Williams), a verdadeira Bruxa boa. Theodora, até então não sabia que sua irmã era a Bruxa má do leste. Percebendo que seu plano havia falhado, Evanora envenena sua Irmã contra Oz, afirmando que o mesmo se apaixonaria por Glinda. Tomada pelo ciúme e pela fúria, Theodora transforma-se na bruxa má do Oeste - isso mesmo, aquela verde de capa preta, a famosa Wicked Witch – e decide exterminar Glinda, Oz e quem mais entrar no seu caminho. É aí que a história começa de verdade.

“Se fizer com que acreditem vai ser mágico o bastante!”

O mágico de Oz, seja com Dorothy ou com o próprio Oz, é uma história de crescimento pessoal, e no filme não foi diferente. Oscar, pela primeira vez na vida, precisa parar de pensar em si mesmo e tentar fazer algo realmente notável por outras pessoas, pelo povo de Oz.  Oscar precisa virar o Grandee Poderoso Mágico de Oz para ajudar o povo a vencer as Bruxas más, e para que tudo dê certo, senhoras e senhores, Oscar precisa bolar o maior e melhor espetáculo de sua vida, sem magia, sem armas, apenas com seus truques de ilusionismo, um pouco de ciência e a ajuda de sua platéia.

“Quando você acredita qualquer coisa é possível!”

Sei que o nível de spoilers foi máster, mas não consegui contar a história de outra maneira. O filme possui muitos detalhes,e  apesar de ser extenso (2 horas de filme *o*), é um filme muito corrido, por isso e necessário se ligar nos detalhes. Outra coisa legal que percebi que os personagens que Oscar conhece em Oz e que o ajudam em sua jornada para se tornar um homem melhor, são representações de personagens que ele conheceu no Kansas. Achei isso fantástico. Utro ponto legal é que Oz: Mágico e poderoso é uma espécie de Spin off de O Mágico de Oz, ou seja, nada de Dorothy, nem leão, nem homem de lada... no entanto, tem uma galera que sabe bem com fazer espantalhos. ;p

Achei o filme divertidíssimo e encantador. Os efeitos foram maravilhosos e os atores estavam impecáveis (Mila Kunis ). Minha única incerteza ainda é o James Franco... não sei se ele atuou mal ou se interpretou Oscar muito bem, já que o personagem é uma espécie de ator. Metalinguagem level máster. No mais, só posso dizer: Assistam! Minha única tristeza é não poder ter visto em 3D. Deve te sido simplesmente fantástico.

Agora se me permitem amar essa belezura que o carteiro acabou de entregar aqui em casa. <3



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Amo releituras desde SEMPRE! *-*
    Quero muuuito ver esse filme, muito mesmo.
    Adorei as frases que você citou, elas demonstram que o filme tem uma mensagem muito positiva :D

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Mari, assista porque o filme é uma lindeza. Tem aquele mesmo gostinho que Alice deixou, sabe? Muito bom mesmo.

      Beijos!

      Excluir