sexta-feira, 5 de julho de 2013

AncoreTag #1: Doenças literárias

Hello peeps! Bem, estou aqui com a primeira tag literária do blog *o*. A linda da Thais do blog Miss Thay me taggeou (já faz bastante tempo, mas whatever) e aqui estou eu na missão de expor minhas Doenças literárias.


A Tag foi criada pela booktuber Sarahwithnh (como The Sick/ill tag) e quem traduziu foi a Giu Fernandes do blog Amount of Words, e funciona mais ou menos assim: A pessoa taggeada deve separar livros de acordo com as doenças que eles representam, e dizer o porquê de o livro se enquadrar na tal doença.

Devo confessar que nunca fiz uma tag literária, e já que estamos aqui falando de doenças, devo confessar também que sofro de leitura compulsiva crônica, mas sou do tipo que não está nem aí pros remédios. Ainda mais quando se trata de livros. Aí o remédio é ler mais, e mais, e mais... *o*

 Diabetes: Um livro muito doce.


Halo, Alexandra Adornetto -> Não que o livro seja doce, ele apenas caiu num pote de melado. Só isso. Os românticos que me perdoem, mas Halo é exagerado demais, e além de meloso, é clichê. Não sei porque esses autores insistem em retratar o amor adolescente de maneira tão exagerada... Ministério da saúde dps diabéticos anti-românticos reproves it.

 Catapora: Um livro que você pegou pra ler e nunca mais vai "pegar" de novo.


Julieta Imortal, Stacey Jay -> Nunca. Nunca mais. Julieta segue o mesmo esquema de Halo. Eu sabia bem do que a história se tratava quando peguei para ler, mas a verdade é que eu insisti num gênero que já não me agradava mais. E Julieta Imortal acabou sendo, para mim, a última gota. Acho essa mistura de sobrenatural com romance exacerbado uma proposta não muito boa. Foi bom no início, foi até divertido, mas já deu! Nada mais de paixões violentas que têm fins violentos e trágicos, e bem e mal e o bem se confrontam através dos séculos dos séculos, eternamente até o que encontrem a luz.

 Ciclo Menstrual: Um livro que você relê constantemente.


Fazendo meu filme 4 – Fani em busca do final feliz, Paula Pimenta -> Esse já ganhou o posto de livro de cabeceira eterno. Sou apaixonada pela Paula e por seus livros, e FMF foi – e ainda é – uma série muito importante na minha vida. Foi o máximo crescer com esses personagens e em FMF4 esse crescimento fica bem evidente. O bom do quatro é que, além de crescidos existem uns lapsos temporais que fazem com que alguns capítulos sejam bem independentes, o que é delicioso, isso sem contar a divisão de POV. O fim me deixou transtornada, por isso, tento aliviar as saudades com uma dose homeopática diária de FMF 4 antes de dormir.

 Gripe: Um livro que se espalhou como vírus.


Crepúsculo, Stephanie Meyer -> Sou fã, não nego. Redimo-me quando puder. O que fazer? Não posso negar que fui acometida do vampirismo há uns anos atrás. No entanto a doença passou quando certos diretores aí resolveram cometer o sacrilégio de deturpar a história nas telonas. Ainda guardo essa série com muito amor, pois apesar de ser fã de muitas outras séries fantásticas, essa foi a primeira que li por completo. E bem, assim como a gripe espanhola - que nos trouxe Edward Cullen (Not Robert Pattinson) - a leitura de Crepúsculo em lugares fechados como trens, ônibus e salas de aula, se espalhou rapidamente e vitimou muitas meninas em muito pouco tempo.

 Asma: Um livro que tirou seu fôlego!


Jogos Vorazes, Suzanne Collins -> Pense numa pessoa lendo um livro num retiro, num ponto de ônibus (eu disse no ponto, não dentro do ônibus. Se bem que no ônibus também), num shopping, no meio da madrugada com a luz do celular... Sim, Jogos vorazes me fez passar por todas essas situações bizarras, e o que é melhor: Segurei tanto a respiração que agora eu acho que posso praticar apinéia por horas e horas (Se liga no talento do tributo). Quem não se sentiu dentro da arena, passando sufoco junto com a Katniss, que atire o primeiro ninho de teleguiadas, mas prepare-se para a revolução ‘cause THE FIRE IS CATCHING and – once again – I’m breathless.

 Insônia: Um livro que te tirou o sono.


Belo Desastre, Jamie McGuire -> Atenção senhores leitores, este livro não é recomendado para pessoas que possuem problemas respiratórios ou cardíacos... Já para os que têm insônia, BD pode ser um ótimo companheiro para as noites não-dormidas, ou quem sabe até um agravante. Jamie, Jamie, Jamie, esse livro me tirou o sono, a respiração, a sanidade, a vida social, e muitas outras coisas. BD é um livro desses que a gente começa a ler e não consegue mais largar de jeito nenhum. Virei a noite, virei o dia e virei uma louca atrás da continuação: Walking disaster (o mesmo livro, só que do ponto de vista de Travis Maddox). Acho que vou perder o sono novamente...

  Amnésia: Um livro que você leu, mas não se lembra muito bem.


O mistério da casa verde, Moacyr Scliar -> Li esse livro quando ainda estava no ensino fundamental, e apesar de não lembrar bem da história, lembro do nome do livro com muito carinho. Lembro também que tinha todo um mistério na história, e que era uma espécie de releitura de O Alienista, de Machado... Rsrs! Dá uma saudade boa, sabe? Nostalgia. Não lembro o enredo da maioria dos livros que li no ensino fundamental, mas os amo incondicionalmente. Eles são parte do que sou hoje, me colocaram nos caminhos da leitura. Um dia vou comprar um por um só pra relembrar e sentir aquele gostinho de infância na boca novamente.

Má Nutrição: Um livro que faltou conteúdo para reflexão.


O preço de uma lição, Gutti Mendonça e Federico Devito -> Confesso que já fui tiete de VDG. Quando o trio inicial surgiu, meu coração disparou e apesar de eles serem chamados de colírios, percebi que eu estava cega ao invés de energar melhor. Li O preço de uma lição numa tentativa madura de não julgar o passado de Federico, mas olha, foi difícil. Não gostei do livro, achei fraquinho, pra não dizer uma porcaria. A história era até boa, mas não foi contada do jeito que deveria, ou que poderia torná-la mais atrativa. Faltou algo mais... pra não dizer que me faltou vergonha na cara por ter insistido no Federico.

Doenças de Viagem: Um livro que te leva pra outra época/ mundo/lugar.


As Crônicas de Nárnia, C. S. Lewis -> Ok, confesso que ainda não terminei de ler Nárnia. Ainda estou no segundo livro (O leão, a feiticeira e o guarda-roupa), mas já é o suficiente para sentir a mágica de Nárnia, ainda mais pra quem passou a vida assistindo aos filmes. Pretendo terminar todos os livros ainda esse ano e cumprir minha listinha de promessas para um 2013 mais feliz. Sim, eu prometi isso na virada do ano. *o*

Bem, é isso. Esse é o eu atestado literário de doente profissional nem um pouco preocupada com a cura.
Se você também é assim, não esqueça de fazer a tag e de comentar, quero saber um pouco mais sobre suas doenças de papel.



Indico essa lindeza de tag pra Ju do The fault in Julia’s stars e pra Ariel do Verão de noventa e quatro. E mais uma vez, obrigada Titina!! *o*

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. AAAAAAH, adorei suas doenças! hehe
    Mas poxa, eu gostei de Julieta Imortal - até comprei a continuação! - e de O preço de uma lição, rs
    E não vou falar nada de BD porque é outro (igual ACEDE) que vocês estão me botando louca pra ler - mas a grana não deixa!
    Beijinhos.

    http://missthay.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, Tina!
      Não tenho coração, Tina. Não consegui gostar de Julieta e nem de O preço... rsrsr! Quanto à BD... LEEEEEEEIA!!
      Besos!

      Excluir