quinta-feira, 30 de maio de 2013

#Shelf - Apaixonada por palavras - Paula Pimenta


Título: Apaixonada por palavras
Título Original: Apaixonada por palavras
Autor: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Hearts: ♥♥♥♥

Sinopse: 
Nos romances das séries “Fazendo meu filme” e “Minha vida fora de série”, Paula Pimenta conta a história de seus personagens. Já as 55 crônicas de “Apaixonada por palavras” contam o próprio dia a dia da autora. Aqui a protagonista é a Paula. Aqui é o destino dela que conta e que se conta. Aqui nos identificamos com ela e torcemos por ela. Aqui nos apaixonamos não por um personagem inventado, mas por uma pessoa de carne, osso, alma e, claro, palavras. (parte da orelha do livro, por Eduardo Loureiro Jr. - Editor do Crônica do Dia).

Apaixonante ainda é pouco para descrever o livro Apaixonada por palavras, da Paula Pimenta. Aliás, nenhum adjetivo daria conta de descrever qualquer livro da Paula, pois são todos incríveis. Depois de muito namorar o APP e de quase terminar de lê-lo ainda na livraria, resolvi tomar vergonha na cara e ler cada palavrinha escrita pela mais que apaixonante Paula Pimenta. Nem preciso dizer que não me arrependi. Não mesmo.

“Odeio cantadas. Flores não me seduzem. Chocolates então, nem pensar. O que me comove são palavras.”

Antes de ser a Paula-Pimenta-super- escritora-de-livros-incríveis  que nós conhecemos, Paula cursou jornalismo, mas acabou por se bandear para a publicidade quando percebeu que a imparcialidade não era o seu forte (assim como eu). Fugindo da seriedade jornalística, Paula buscou refúgio nas crônicas, e é aí que o Apaixonada por palavras, como conhecemos, tem início.

"Espero ansiosamente pela velhice. Essa é a única fase em que a inteligência e mais valorizada que a beleza."

O livro é, na verdade, uma seleção de crônicas da Paula que costumavam sair no Crônica do Dia. Agora, estas crônicas estão reunidas em um único livro tão doce quanto a capa. E por falar em capa, que capa mais linda! Aliás, toda a diagramação é linda demais. Fiquei encantada e irreversivelmente apaixonada por vermelho.

"Percebi que posso mudar pra onde for, exterior ou interior, mas o difícil mesmo é mudar o coração.

Por ser um livro de crônicas, é meio difícil resenhá-lo, já que as cônicas são bem independentes umas das outras. Mas em suma, os capítulos nos dão um leve vislumbre da vida da Paula em forma de crônicas: relacionamentos, amizades, faculdade, viagens, gostos, desgostos, pensamentos em geral. O mais legal de tudo é que as crônicas estão em ordem de publicação, o que nos dá a impressão de acompanhar o passo a passo da Paula e a evolução de sua escrita, inclusive o nascimento de FMF *o*.

"[...] Talvez por isso ela tenha aparecido no meu sonho. Uma espécie de sinal pra me mostrar que a vida não precisa ser tão complicada. Basta a gente dançar a nossa própria música e sorrir. Depois, é só agradecer. E o mundo se encarregará de mandar moedas e bater palmas."

 Minhas favoritas são: Regresso da ilusão, Gorducha, baixinha e dentuça, Apaixonada por palavras, Marte e Vênus, Platônica crônica, O sinal da menininha, Velhice, Casa, Tempo de volta, Carta a um futuro namorado, Bem guardado, 21A... ok, listei praticamente todas as crônicas, mas é só porque são realmente boas. Foi uma delícia ler cada uma delas, fechar o livro, apoiá-lo no peito, recapitular cada palavra e me perceber, de quando em vez, refletida em cada uma das linhas. Como a própria Paula escreveu É indescritível a sensação de ler um texto e me identificar totalmente com as palavras do autor’ e essa é a mais pura verdade. Declaro-me a cada dia mais apaixonada pela Paula, por sua escrita, por suas palavras e é com muita paixão que recomendo Apaixonada por palavras.

"Meu mundo se resume a palavras que me perfuram, a canções que me comovem, a paixões que já nem lembro, a perguntas sem respostas que não me servem, à constante perseguição do que ainda não sei. - Martha Medeiros"

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário