quinta-feira, 12 de maio de 2016

#Shelf A probabilidade estatística do amor à primeira vista - Jennifer E. Smith















Título: A probabilidade estatística
do amor à primeira vista
Autora: Jennifer E. Smith 
Editora: Galera record
Hearts: ❤❤❤❤

Pense num livro amorzinho. Agora pense num livro amorzinho que coloca o romance em segundo plano e explora relações familiares de uma forma linda, delicada e emotiva. É exatamente isso o que acontece em A Probabilidade estatística do amor à primeira vista. Virei a noite sem perceber devorando essa esse livrinho delicioso e emocionante.

Hadley tem 16 anos, é filha de pais separados e está preocupantemente atrasada para pegar o vôo que a levaria para o seu maior pesadelo - o casamento de seu pai, que ela não vê e nem se relaciona direito há um ano. Os pais de Hadley se separaram gradativamente: Num dia seu pai aceitou uma proposta de emprego na Inglaterra e se mudou primeiro, para ajeitar as coisas para ela e sua mãe; no outra elas não só não se mudariam para a Inglaterra como seu pai também não voltaria mais para casa, pois estava namorando outra mulher.

"O amor é a coisa mais estranha e sem lógica do mundo."

Jennifer E. Smith não nos conta exatamente como e quanto tudo aconteceu, mas trata o assunto de forma muito delicada e expõe o sofrimento de todos os envolvidos: De Hadley por ver a família se desfazendo, de sua mãe por ter sido abandonada pelo marido e do pai de Hadley ao descobrir que não amava mais sua esposa como antes. O livro se passa na véspera e durante o casamento do pai de Hadley, então os sentimentos de todos estão bem à flor da pele, os de Hadley principalmente. na cabeça da moça o casamento é o ponto final de toda a sua história com seu pai, que decidiu em tão pouco tempo viver a vida com uma mulher que Hadley nem mesmo conhece.

"Se um entendimento é verdadeiro, não precisa ficar mostrando para os outros. Tudo devia ser mais simples e ter um significado de verdade."

É nesse misto de emoções que todos os pequenos atrasos a longo do dia fazem com que Hadley perca o vôo e encontre Oliver, um rapaz britânico que estuda nos EUA, mas está voltando para a Inglaterra para um evento de família. Oliver também tem seus dramas familiares e graças a uma forcinha do destino, tem a chance de partilhar seus pensamentos, medos, frustrações e desejos com Hadley que está alocada ao lado de sua poltrona no voo seguinte. É nesse espaço de tempo, até o avião pousar (e até um pouquinho depois também :x), que Oliver e Hadley se conhecem e se encantam lentamente um pelo outro. É ali que eles descobrem a tal probabilidade estatística do amor à primeira vista.

"- Você tem namorada?
Oliver fica encabulado e o sorriso que dá ao abaixar a cabeça é tão enigmático que irrita; é um sorriso com duas possibilidades, pensa Hadley.[...] Depois de um tempo, ele balança a cabeça:
- Não.
Hadley sente como se uma porta tivesse se aberto, mas não sabe muito bem como proceder.
- Por que não?
Ele encolhe os ombros.
- Não conheci ninguém com quem queria passar os próximos 52 anos,acho."

Juro que não queria, mas eu chorei repetidas vezes ao longo do livro. Acho que o que mexeu tanto comigo não foi exatamente a delicadeza do romance, mas a carga emocional do relacionamento da Hadley com os pais. Com o pai principalmente. Também sou filha de pais separados, então ler os sentimentos da Hadley pra mim foi como abrir uma gaveta de memórias que eu não vasculhava há algum tempo. O engraçado é que apesar do peso emocional o livro é tão fluido e levinho, sabe? Fácil e deliciosíssimo de ler. Só parei de ler quando quando cheguei à última página .


"Quando você chega ao final dos 52 anos, parece que foram apenas 52 minutos. Da mesma maneira que quando você é jovem e está apaixonado, sete horas num avião pode parecer uma eternidade."

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Sempre quis ler esse livro. Ainda não tenho, mas fiquei com mais vontade agora que li a sua resenha. Você escreve muito bem e eu me identifiquei com a forma como você faz isso. Obrigada por dividir suas impressões sobre o livro.

    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisa, EIA PELO AMOR DE DEUS.
      O livro é a coisa mais fofa dessa vida. Não enho nem palavras pra dizer mais, só LEIA! Por favor!

      Beijos!

      Excluir